sábado, 11 de dezembro de 2010

Beatriz Naveiro, artesã e coordenadora geral do Jornal EntreArtes

Mulheres que fazem a diferença

Beatriz Naveiro é uma mulher que faz a diferença. Ela é coodenadora geral do Jornal EntreArtes, distribuído mensalmente, de forma gratuita, em municípios do estado do Rio de Janeiro; organizadora de eventos, uma artesã muito talentosa, além de extremamente simpática.
O Jornal, de artesanato, em 2010, completa dez anos de existência e Beatriz contou para “Conversa com a Autora: Entrevistas” um pouco de sua trajetória e de seu trabalho.

Autora: Gostaria de saber um pouco de sua história.
Beatriz: Me formei em Belas Artes e em Arquitetura. Passei dez anos trabalhando com este segundo curso. Cansei. Fiz um curso de joalheria com Caio e Paula Mourão. Ele me convidou para dar aula de resina em seu atelier. E foi o que fiz, por quinze anos. Como era de se esperar, depois de tanto tempo, queria algo novo. Fui para os Estados Unidos e lá me interessei por fazer velas, e quando voltei, fui dar aula desta técnica. Após vários anos, pensei “O que fazer agora? Algo novo. Mas, até o momento, o que fiz? Passei informação através das aulas. Agora irei passar informação.”

Autora: Foi aí que surgiu a ideia do Jornal EntreArtes?
Beatriz: Sim, eu sabia muita coisa sobre artesanato e queria passar essas informações para as pessoas. Porém, eu não sabia nada sobre Jornalismo ou sobre como fazer um jornal. O que fazer então? Contratei uma jornalista, que hoje é minha sócia, Marcia Renault, e um diagramador para me auxiliarem e estruturarem o jornal. E eu precisava de ajuda, até porque o jornal é distribuído gratuitamente. Mas a pauta do jornal, é claro, sou eu que faço: procuro anunciantes, artesãos, ideias novas, dicas, tudo que sei que interessa ao artesão. 

Autora: Aonde é feita a distribuição? Como decide onde será feita essa distribuição?
Beatriz: A princípio, a distribuição é feita nos anunciantes, para que o público deles tenha acesso ao Jornal. Distribuímos no Rio e no Grande Rio, em municípios como Nilópolis, Cabo Frio, Caxias, Nova Iguaçu, Campo Grande, Teresópolis, Petrópolis, Itaipava, Resende... e por aí vai.

Autora: Qual o intuito de distribuir gratuitamente o Jornal?
Beatriz: O Jornal é gratuito justamente para atingir o artesão, que muitas vezes não pode arcar com este gasto todo mês. É uma maneira de facilitar a divulgação para os anunciantes.

Autora: E a revista EntreArtes? Como surgiu?
Beatriz: A revista é, basicamente, para as professoras. Ela tem como objetivo prestar um serviço para quem quer fazer a sua própria revista. Fazemos uma revista pela editora EntreArtes - com o título escolhido pelo cliente, seja com a marca de um ateliê ou o nome de um artesã , a editoração eletrônica e a impressão, entregando o material pronto para as professoras. É tudo sob encomenda, feito sob medida.

Autora: Como se sente com seu projeto do Jornal EntreArtes completando dez anos em 2010?
Beatriz: Sinto-me vitoriosa, porque não é fácil levar um negócio pequeno no Brasil. Há pouco apoio, pouco subsídio, até das próprias empresas do setor. Ainda mais eu, sem nenhuma experiência em trabalhar com jornal e com editoração. Realmente, me sinto vitoriosa, por ter construído pouco a pouco meu trabalho, colocando a cada dia, até hoje, um tijolo na minha parede, pois, se deixarmos de lado e não perseverarmos, essa parede desmorona.

Autora: Vitoriosa, também, por ter subido na vida?
Beatriz: Nem digo “subido na vida” porque um dia você está em cima, no outro já está em baixo. Para se conseguir o que quer e manter o que tem é preciso perseverança.

Autora: Você também organiza eventos. Como são?
Beatriz: O objetivo de organizar eventos era justamente fazer eventos de qualidade nos quais o Jornal pudesse participar. Assim, me uni a Iara Madeira e Ignez Leig, ex-presidente da Associação Brasileira de Pintores em Porcelana, para organizar a Convenção Brasileira de Pintura Decorativa. Fizemos, então, um evento aos moldes dos Estados Unidos, com oficinas ministradas por professores do Brasil e do exterior, e mais de quarenta expositores, incluindo fábricas vendendo seus produtos para artesanato. Expandimos e consolidamos o evento, e hoje temos empresas expositoras de todo Brasil, inclusive para São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Autora: E quanto aos projetos “Pinta Brasil” e “Pintando a bordo”?
Beatriz: Estes são eventos menores, ramificações da Convenção, sendo o foco sempre em Pintura Decorativa. Ambos são seminários. O “Pinta Brasil” acontece em um hotel, por isso são apenas cinco ou seis expositores, incluindo as empresas que vendem artigos de artesanato. Neste ano de 2010, o “Pinta Brasil” realizou em outubro cinco seminários com as professoras Mara Fernandes (SP) e Judy Diephouse (EUA). Já o “Pintando a bordo” são cinco dias em um cruzeiro, no qual as pessoas vão pintar e se divertir, caso não pintem!

Autora: Você é diretora financeira da Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro (AART-RJ), certo?
Beatriz: Sim, mas isso é totalmente dissociado de tudo o resto que faço: o Jornal e os eventos.

Autora: Você mesma, atualmente, faz algum tipo de artesanato?
Beatriz: Faço todos os tipos de artesanato! Bijuteria, arte em madeira, costura, de tudo um pouco. Padeço do mal da ansiedade e por isso tenho que estar sempre fazendo algo.

Autora: E você chega a vender o que faz?
Beatriz: Bom, eu faço primeiro para mim mesma. Depois, se alguém gostar muito, faço sob encomenda, pois minha veia comercial fala mais alto. Esse é o mal de ser multifacetada! (risos)

Autora: Quando lhe apresentei o nome do projeto de entrevistas “Mulheres que fazem a diferença”, você me disse “Modéstia à parte, eu realmente faço a diferença”. Poderia me dizer, porque você é uma mulher que faz a diferença?
Beatriz: Faço a diferença porque sou ousada e porque tenho muita criatividade e exercito isso. Com essas características, tenho a capacidade de realização, pois corro, vou atrás e consigo o que quero. Pense bem, perseverar é muito difícil. As pessoas desistem no meio do caminho, em vez de buscar sua falha, mudar sua abordagem e se corrigir. Eu tenho essa capacidade, de encontrar meu erro e consertá-lo.


Agradeço imensamente a participação de Beatriz Naveiro em "Mulheres que fazem a diferença".


Aguarde novos relatos e entrevistas na próxima semana.

Leia também: Conversa com a Autora

4 comentários:

SZÉCHY disse...

Muito bom. Continue fazendo a diferença voce tambem!!

CLAUDIA FAYE disse...

ótima entrevista! ja estou com gostinho de quero mais!!!
bjs

Vitória Pratini disse...

Babi!

Que bom que você gostou!
Pode deixar.. farei! hehe.

beeijos e volte sempre.

Vitória Pratini disse...

Claudia!

Adoro as suas visitas!
Volte sempre, viu!
Que bom que está gostando do blog.
Aguarde em breve mais entrevistas. :)

beijos