terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aline Silva, uma petroleira desempenhando funções num universo basicamente masculino

Aline Silva Santos é uma mulher que faz a diferença.
Formada como técnica em informática, hoje ela trabalha em uma plataforma de petróleo da Petrobrás localizada na Bacia de Campos – Rio de Janeiro. Aline conta a "Conversa com a Autora: Entrevistas" um pouco de seu trabalho em um universo basicamente masculino.

Autora: Aline, você trabalha embarcada na P-54 e sua função é operadora de embarcação, no que consiste seu trabalho?
Aline: Somos responsáveis pelo armazenamento e escoamento do óleo produzido pela plataforma, além de controlar a estabilidade do navio.

Autora: Como chegou a fazer o que faz hoje?
Aline: Sempre trabalhei na área administrativa. Fiz o concurso tendo pouquíssima noção da função que exerço. Na verdade, nunca imaginei fazer esse trabalho, e só no curso de formação é que comecei a entender qual seria meu futuro profissional; e foi aí que comecei a me apaixonar pelo que faço.

Autora: Como se sente sendo uma das únicas mulheres na equipe?
Aline: É uma responsabilidade enorme, já que você fica em foco, tendo que mostrar que é tão capaz quanto os colegas de trabalho; mas é também um orgulho, uma superação, saber que exerço uma função tipicamente masculina.

Autora: Como é sua relação com seus colegas de trabalho?
Aline: É super tranqüila, uma relação de muito respeito e de admiração profissional mútua.
Brinco, às vezes, que é uma pena saber que a nossa equipe não vai permanecer assim para sempre, já que naturalmente, ao longo do tempo, colegas irão sair, outros irão chegar para completar o quadro e que de alguma forma essa integração, essa equipe coesa vai sofrer alterações; mas quando a gente faz o que gosta, é mais fácil se adaptar a mudanças.

Autora: O que é mais difícil em sua linha de trabalho? Por trabalhar embarcada, ficar longe da família deve ser difícil.
Aline: Estar confinada, não poder comemorar datas importantes, não é problema para mim. Difícil mesmo, é ficar longe da família, principalmente do meu filho; o que compenso me dedicando completamente a ele quando estou de folga.

Autora: Alguma tarefa é diferenciada por você ser mulher?
Aline: Absolutamente. Nós, mulheres, realizamos todas as tarefas que estão no escopo da nossa função. É claro que em determinadas manobras que exigem um esforço físico que ultrapasse o nosso limite, contamos com o apoio dos colegas, que dentro de uma equipe é normal de acontecer, independente de idade, estrutura física ou mesmo sexo.

Autora: Num ambiente de trabalho dito usualmente masculino, qual a reação das pessoas ao redor? Que tipo de impressão você acha que elas têm de você sendo mulher neste ambiente?
Aline: Ainda existe muito preconceito e algumas pessoas acham que não temos capacidade para estar realizando tarefas que até pouco tempo, só eram feitas por homens. Por outro lado, a maioria das pessoas demonstra admiração por constatar o quanto estamos crescendo no mercado de trabalho e quanto somos capazes.
Eu me orgulho muito do que faço e diante de todos os obstáculos que superei, me considero uma vencedora e muito realizada por estar aqui.


Agradeço imensamente à Aline por essa entrevista e por fazer parte do projeto "Mulheres que fazem a diferença".


Desejo um próspero Ano Novo a todos e até semana que vem!




Leia também: Conversa com a Autora.

Nenhum comentário: