sábado, 8 de janeiro de 2011

Regina Canedo, sonhadora e dedicada à educação

Mulheres que fazem a diferença

Regina Canedo é uma mulher que faz a diferença. Educadora, mulher batalhadora e diretora de um colégio de ponta do Rio de Janeiro.
Regina conta a "Conversa com a Autora: Entrevistas" um pouco de seu trabalho e de seus interesses.

Autora: Qual foi sua formação?
Regina: Não estou formada. Pretendo jamais estar. Identifico-me MUITO com Educação. Depois de atuar como professora, busco especializações, atualizações que me despertem para novos ideais.
Assim, tem sido: Pedagogia, Psicopedagogia, Especialização em Educação Infantil, Especialização em Educação Especial, Administração Escolar, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional...

Autora: Como surgiu a ideia de montar um colégio?
Regina: Minha experiência inicial no magistério foi no ensino público. Lamentavelmente, à época, creio que ainda o seja: você não consegue realizar muito do que planeja. Depende de políticos.
Meus pais, percebendo minha vocação e grande interesse pela Educação, ofereceram-me o imóvel para inaugurar a primeira unidade MOPI.
Autora: E como você começou a estruturá-lo?
Regina: A partir de meus estudos e pesquisas adaptados ao imóvel. Participei de tudo. Vibrei com cada parede que ajudei a pintar.

Autora: Como é sua relação com os alunos?
Regina: Amigável, respeitosa. Gosto de estar entre eles, nas mais variadas idades. É uma superdose de energia positiva.
Autora: E com a equipe de funcionários?
Regina: São colaboradores que muito respeito, independente da função em que atuem. Todos são importantes para o MOPI. Acompanho o desempenho de cada um, através dos coordenadores dos núcleos. Trabalhamos com a política da meritocracia. O valor de cada um é reconhecido.
Autora: Você já entrou em classe alguma vez para ensinar?
Regina: Iniciei minha carreira no magistério, como professora de Jardim de Infância. Durante seis anos na Cidade de Deus: vivenciei a vida miserável, em todos os sentidos. Aprendi muito vendo o não ter, o não ser. Esforcei-me, sempre, para me doar. Depois no Instituto de Educação. Também trabalhei um período na Cultura Inglesa. É imprescindível praticar seus conhecimentos.
Autora: O que você sente quando vê "suas crianças" terminando o colégio e entrando na faculdade?
Regina: Penso como Fernando Pessoa foi feliz ao escrever: "Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?".
É, Vitória, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”

Autora: Quais são seus próximos projetos? O que sonha alcançar?
Regina: Ampliar o Grupo MOPI. Construir novas unidades. Contribuir para uma sociedade mais responsável, consciente da importância do exercício dos valores e princípios morais. Quem estuda no MOPI aprende esta lição. Somente assim a humanidade terá salvação.
Autora: Você tem o apoio da família no seu trabalho?
Regina: Sempre recebi carinho, apoio, admiração, respeito pelo que realizo. Hoje, meus filhos, contaminados pelo amor à Educação são meus sócios nesta paixão e nas empresas MOPI.
Autora: O que você acha dos projetos de desenvolvimento sustentável?
Regina: Importante caminho na solução de problemas que não mais pertencem ao futuro. Já convivemos com esta realidade. Mais uma vez a Educação possui fundamental importância para o enriquecimento cultural, conscientizando, estimulando o pensar com criatividade e respeito para o bem de todos nós em nosso maior legado: o planeta Terra.
 Autora: Quais são seus hobbies?
Regina: Gosto muito de praticar exercícios físicos, curtir minha família, netos (um dia você vai descobrir o que essas pessoinhas fazem com a gente), viajar pelo mundo, ler, cinema, teatro. Jogar Sudoku, Rummikub.
Autora: Por que você é uma mulher que faz a diferença?
Regina: Todos somos diferentes. De minha parte, sonho. Defino metas. Invisto para que estes sonhos se tornem realidade.


*Colégio MOPI – Moderna Organização Pedagógica Integrada


Agradeço encarecidamente à Regina Canedo por sua participação no projeto “Mulheres que fazem a diferença”.


Aguarde em breve novos relatos e entrevistas.

Leia também: Conversa com a Autora.

Nenhum comentário: